terça-feira, 8 de maio de 2007

RECICLAR PNEU FAZ BEM AO MEIO AMBIENTE

A Associação Brasileira do Segmento de Reformas de Pneus- ABR está inecentivando a reciclagem de pneu nacional ou importado. De acordo com a matéria publicada no site http://www.reciclaveis.com.br/ no link: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00704/0070424pneus.htm.

Na matéria afirma-se que a remodelagem de pneus gasta 2,3 menos energia e 25 vezes menos água do que a fabricação de um novo.Além de diminuir o consumo de petroléo, pois na criação de um pneu novo se utilizam algo em torno de 20 litros de derivados de petroléo enquanto nos pneus reformados são gastos apenas 9 litros, ou seja, reciclar pneus não faz bem apenas ao meio ambiente, também diminui a nossa dependência do petroléo.

A reciclagem também traz outras coisas boas "a adição de borracha triturada em misturas asfálticas melhora o desempenho dos pavimentos, retarda o aparecimento de trincas e reduz os custos operacionais, além do nível de ruído provocado pelo tráfego em decorrência da diminuição do atrito. Sem contar que o pavimento asfalto-borracha, quando molhado, apresenta as mesmas condições para frenagem de um pavimento asfáltico convencional seco."

CURIOSIDADES -

*Você sabia que o pneu reciclado pode ser reaproveitados como combustível para os alto-fornos das usinas siderúrgicas e cimenteiras, sempre fazendo uso de filtros retentores de substâncias poluidoras.

*Os pneus também podem ser utilizados na produção de pisos industriais, sola de sapatos, tapetes de automóveis e borracha de vedação. Por esses motivos é que o setor de reformados cresce 65% ao ano, somando mais de 1.600 empresas e 40 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.

As curiosidades foram retiradas do mesmo link da matéria.


Nenhum comentário: