segunda-feira, 7 de maio de 2007

SISTEMA DE TROCAS DÁ NOVO SENTIDO A COLETA SELETIVA NO BRASIL E NO MUNDO



Após assistir ao programa Cidades e Soluções da Globonews do dia 22 de abril descobri várias iniciativas que preservam o meio ambiente e geram economia do dinheiro das populações de baixa renda.

Na cidade de Curitiba, por exemplo, existe há quinze anos o projeto Câmbio Verde que realiza a troca de alimentos frescos que não foram vendidos por material reciclável.
Nesses quinze anos de projeto já foram recolhidos mais de 45 mil toneladas de lixo reciclável, e já foram repassados para a população pobre de Curitiba onze mil toneladas de alimentos. Oitenta e cinco mil pessoas já foram beneficiadas com esse projeto.

Em Cuiabá para diminuir o acumulo de resíduos nas baías do Rio Cuiabá foi realizado outro projeto que mexeu com o bolso das pessoas e deu resultado. Na capital do Mato Grosso existe o projeto Vale- Luz que irá completar um ano em Junho/ 2007. Nele o lixo reciclável é trocado por descontos na conta de luz.

Fortaleza segue o exemplo de Mato Grosso e também troca garrafas PET, papel, papelão, vidro. Na capital do Ceará esses materiais são entregues nas associações de moradores da própria comunidade, onde são pesados e trocados por descontos na conta de luz.Três bairros de Fortaleza já possuem postos de coleta, e até o ano que vem serão sessenta em toda a cidade.O objetivo é atingir os dois milhões e meio de consumidores dos 184 municípios do Ceará.
O interessante é que manter o projeto não custa nada para a concessionária de energia elétrica que vende o material arrecadado e repassa o mesmo valor na forma de desconto para os consumidores. A empresa de reciclagem que compra o lixo o transforma em matéria-prima para indústrias da região.

NOTA IMPORTANTE- Fortaleza produz em média quinze mil toneladas de lixo reciclável por mês das quais estima-se que apenas cinco mil toneladas acabam sendo reaproveitadas. Só nos primeiros cinco meses o projeto arrecadou doze toneladas de material reciclável.


Berlim também possui seu sistema de coleta seletiva. Lá lojas e supermercados credenciados recebem garrafas PET e de vidro em troca os consumidores recebem vale- compra que será trocados por mercadorias.


Iniciativas como essa mostram que existem meios de viver de modo sustentável sem grandes prejuízos para as grandes empresas.


MAIS INFORMAÇÕES NO LINK DO PROGRAMA CIDADES E SOLUÇÕES NO SITE: www.globonews.com.br



Nenhum comentário: