terça-feira, 8 de maio de 2007










Lava a Jato com água reciclável



Para lavar um carro pequeno é consumido até cem litros de água, pensando nisso, o site http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2003/ju216pg9b.html
Publicou a pesquisa da engenheira civil Priscila da Cunha Teixeira que desenvolveu um projeto que visa reutilizar a água das lavagens automáticas de automóveis. Assim, ela criou uma alternativa chamada sistema de flotação, que consiste em um tratamento com produtos químicos para eliminar os resíduos da água e assim reutilizá-la para a lavagem de carros. A água tratada nesse sistema permite também, a utilização para descargas, lavagens de calçadas, sanitários e outros fins que não seja necessária a água potável. Segundo a matéria produzida pela Universidade.


A vantagem econômica do processo não foi estudada ainda, mas acredita-se que a economia de água poderá chegar a taxas significativas. A idéia defendida inicialmente é a reutilização da água que após tratada voltara a ser própria para lavagens. Assim, lucram o meio ambiente e os postos de lavagem.


FLOTAÇÃO-“A engenheira coletava as amostras de água e levava ao laboratório para avaliação. “Numa primeira etapa foram testados diversos produtos químicos para promover o tratamento por coagulação e floculação”, explica Mendes. O objetivo nesta fase era identificar uma formulação química disponível no mercado que permitisse que os resíduos se agregassem em flocos para facilitar a sua remoção. Em um aparelho chamado floteste – que simula a flotação – foi desenvolvida a segunda fase do trabalho. Dentro de um recipiente, uma água pressurizada é injetada liberando bolhas que se aderem aos flocos e lançados para cima, permitindo a sua remoção. “Em cada ensaio eram testados a eficiência do sistema”.
Ao final do processo os pesquisadores conseguiram remover mais de 90% das substâncias suspensas e de 60% a 85% das substâncias dissolvidas.”




DICA- Se você costuma lavar seu carro em casa também pode ajudar a diminuir o consumo de água, basta utilizar na lavagem um balde cheio de água, ao invés, da mangueira que desperdiça muita mais água que a necessária para deixar o carro limpo.

Um comentário:

Unknown disse...

ADOOREI O BLOG!!!!!!
É MUUUUUUUITO INTERESSANTE VCS ESTÃO DE PARABÉNS!!!!!

BEIJOS RECICLAVEIS